Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

21 - RUA FELIPE SCHMIDT *


Esta rua chamou-se primeiramente rua dos Moinhos de Vento, onde havia alguns, próximos ao então chamado Largo do Coronel Fagundes (local do atual estacionamento subterrâneo de veículos). Em 1776, passou a ser denominada como Rua da Fonte de Ramos, em razão de uma fonte ali existente perto dos moinhos que eram de propriedade de Manoel de Ramos, um vereador. No século 19, o seu nome foi trocado para Rua Bela do Senado. Com a República, em 1889 trocou novamente de nome e passou a chamar-se Rua da República e em seguida recebeu o nome de Felipe Schmidt em homenagem ao governador que resolveu as questões de limites entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná. É uma das ruas mais antigas da cidade. Foi na metade do século 19 que começou a se desenvolver e se expandir. Era o melhor caminho para chegar-se ao cemitério, no alto do morro, onde hoje se encontra o Parque da Luz.
A partir da metade do século 20 tornou-se em uma rua de intenso comércio. Em 1921 começou o alargamento e o calçamento da Rua Felipe Schmidt.

GOVERNADOR FELIPE SCHMIDT
Nasceu em Lages em 1860. Foi engenheiro militar e político, general de divisão e possuía o título da Ordem da Rosa, no grau de cavaleiro. Fez parte do grupo militar que participou do movimento republicano. Em 1890, foi eleito Deputado e depois, por duas vezes, Governador do Estado. Graças a Felipe Schmidt, em 1916, chegou ao fim o problema de limites com o Paraná. Enfrentou a Guerra do Contestado e determinou estudos para construção de uma ponte ligando a ilha ao continente. Exerceu quatro mandatos como senador, morrendo em 1926.

ONDE VOCÊ ESTÁ

Todos direitos reservados - Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis - 2014
Rua Felipe Schmidt, 679 - Ed. CDL - Florianópolis/SC - CEP 88010-001
Fone/fax: (48) 3229-7000 - E-mail: cdl@cdlflorianopolis.org.br